Wednesday, 10 September 2008

Volvo e seus veículos à prova de morte

Sabemos que quando compra-se um automóvel da Volvo está sendo comprado um dos carros mais seguros do mundo, com air-bags moderníssimos, controle de estabilidade, chassis desenhados para absorver impactos e muitos outros recursos. Só faltava o carro automaticamente tomar o controle quando o motorista comete um erro ou pega no sono. E é exatamente isso o que os engenheiros da montadora sueca estão querendo lançar no mercado. Seu objetivo é reduzir o número de mortes para zero em seus carros até 2020.

Para alcançar esta meta a Volvo utilizará uma combinação de radares, câmeras e sensores a laser instalados no veículo.

Segundo Anders Augensson, diretor da Volvo na Nova Zelândia, "Nós estamos com esperança de construir um carro que não seja dependente somente das habilidades do motorista. O carro vai fazer várias coisas por ele e tomar cuidado de cada situação em que o motorista não consiga lidar."

O "Collision Warning System" utiliza um sensor que monitora continuamente a distância entre o carro e o veículo à frente. Se a distância diminui o motorista será avisado e em caso de diminuir muito rápido o carro irá freiar automaticamente para evitar que o acidente ocorra, ou pelo menos diminuir o impacto da batida, diminuindo assim o risco de morte.



O "Driver Alert" é uma função que detecta se o motorista está distraído ou cansado. Uma câmera é utilizada para monitorar o movimento do carro na pista baseado nas linhas da estrada e verifica se o carro está sendo dirigido controladamente. Se o nível de controle baixa um alarme é tocado e uma mensagem avisa o motorista.



O "Lane Departure" avisa o motorista se ele está cruzando as linhas da pista sem perceber. Ele detecta as linhas na estrada e corrige o curso do carro colocando-o no meio da pista. Numa outra situação este mesmo recurso detecta outros veículos vindo em sentido contrário na pista em que o carro invadiu e também corrige o curso do carro colocando-o novamente na pista original.



Eu vi essa reportagem na TV esses dias e achei muito interessante. Eles ainda ressaltaram que se mais de um carro Volvo estiver na mesma cena eles irão se comunicar e assim agir juntos de maneira mais eficiente. E isso foi o que eu achei mais legal de tudo isso, pois provavelmente as outras empresas também lançarão esses recursos nos seus carros. E se for estabelecido um protocolo padrão internacional de comunicação, todos os carros poderão estar se comunicando em tempo real e assim nossas estradas seriam muito mais seguras. Bacana.

2 comments:

wendel said...

Cara, isso é uma coisa louca. Mas trânsito é uma coisa complicada. Ao mesmo tempo que eu acho que o ser humano não tem capacidade de utilizar um automóvel, também não consigo confiar a minha vida e segurança a um computador.bahh dá pra filosofar muito nisso.
Mas é fato que não da pra deixar do jeito que tá.

Anonymous said...

Parece o transponder dos aviões. Claro que não da para confiar só neste sistema mas em algus casos de desatenção pode ser util. As vezes um acidente é evitado por um pequeno detalhe.

Valeu
Rodrigo, Gaspar -SC