Monday, 3 November 2008

Guy Fawkes

Guy Fawkes foi um inglês muito famoso por planejar um plano para matar o Rei James I, toda sua família e mais uns paus-no-cú, tudo isso em 1605. Eles haviam escondido 800kg de pólvora em barris no porão do Palácio de Westminster em Londres. E os oficiais acabaram descobrindo o plano e pegaram o cabra e sua turminha bem na hora que ele estava com a tocha pronta para acender. Ele se suicidaria neste atentado terrorista. Todos foram presos e condenados por atentado ao tesouro e governo e a punição era a pena de morte, da seguinte maneira, que era o "padrão" no Reino Unido até bem pouco tempo atrás (1814):

1 - Enforcavam o cara até ele estar quase morto;
2 - Tiravam da forca e faziam um corte na barriga e retiravam as tripas, com o cara ainda vivo;
3 - Cortavam o corpo em quatro partes e por último decapitavam o cara;

As mulheres eles pegavam mais leve, somente queimavam-nas vivas na fogueira, como as bruxas. Porra os caras eram pior que o Jigsaw, francamente!

Mas onde quero chegar é que amanhã, 5 de Novembro, é o Guy Fawkes Day. Comemorado no Reino Unido e alguns países colonizados por eles, incluindo a Nova Zelândia. E aí para comemorar todo mundo solta fogos de artifício, parece ano novo. No meu primeiro ano aqui tinha um mercadinho do chinês que não parava de vender fogos num certo dia, e o próprio chinaman não soube me responder porque. Fui entender somente no outro ano.

Mas o mais interessante é que fogos de artifício são proibidos aqui! Você acha que tem rojão cabeça-de-nego pra vender ali na mercearia da esquina? Que nada! E no reveillon somente profissionais lidam com os fogos, fazendo os espetáculos que todos nós já conhecemos. Ou seja, no Guy Fawkes Day todo mundo fica bobo e sai gastando horrores com bombinhas, foguetes e o caralho a quatro, pois é o único dia que eles podem!

Durante o ano inteiro não posso comprar fogos de artifício, mas toda semana estou lidando com uma bomba de gasolina, pois aqui não tem frentista nos postos, todo mundo abastece seu próprio veículo. Me diga o que é pior, detonar um rojãozinho inofensivo ou detonar um quarteirão inteiro numa explosão? Francamente mais uma vez... hein? Já estou prometendo há um tempão escrever sobre as barbaridades e calamidades da Nova Zelândia, um dia sai!

E aí como ninguém é acostumado a manejar fogos de artifício, todo ano acontece um monte de acidentes, principalmente pessoas embreagadas mirando o foguete no amigo ao lado. Nós brasileiros temos a manha da parada, pois acendemos várias vezes durante o ano, e são muito menos acidentes, proporcionalmente.

E amanhã talvez eu compre uns foguetes, mas vou guardar para 31/12!

1 comment:

Wendel said...

Legal, eu sabia dessa história do Guy Fawkes por causa daquela vez que li V de Vingança hehe.

Mas isso que tu falou eu também acho absurdo, abastecer o próprio carro. Vai neguinho fumando lá e bum.

Mas uma coisa realmente estúpida que eu acho que só se vê no brasil, são aqueles balões de São João. Todo ano tem casa explodindo por causa do butijão usado na confeção dos balões, fora as merdas que dão onde eles caem.