Tuesday, 23 December 2008

Boxing Day, Feliz Natal e xingão na sociedade medíocre

Boxing Day é um feriado no dia 26 de Dezembro celebrado em muitos países não somente, mas principalmente ingleses. Apesar de ser feriado é um dia em que todas as lojas abrem e fazem uma grande liquidação de suas mercadorias que não foram vendidas antes do Natal. Vale muito a pena esperar o Natal passar para conseguir um super desconto em média de 30% a 50% para comprar aquele tão sonhado Playstation 3, iPod, câmera legal, além de roupas, artigos para casa e muito mais. E nesse dia o povão troca o dia de sol na praia por filas e cotoveladas nas lojas. Esse ano não vou comprar nada (eu acho!) pois já gastei demais, mas é muito fácil se emocionar e sair gastando.

A origem do nome vem de mais de um século atrás, quando os patrões das fábricas costumavam depositar dinheiro dentro de uma caixa feita de argila (uma espécie de cofre-porquinho). E no dia 26 os trabalhadores quebravam a caixa e dividiam o dinheiro. Era uma forma anônima de ajudar os menos afortunados. A caixa era chamada de Christmas Box e o dia ficou conhecido como Boxing Day. Com o passar dos anos começaram a abrir as lojas neste dia ofereçendo grandes descontos, que penso que também é uma boa maneira de possibilitar que pessoas de baixa renda tenham acesso à produtos caros.

Eu acho uma ótima idéia, pena que no Brasil não existe. Se houvesse imagino que não haveria mais vendas antes do Natal, todos esperariam o dia 26, e por isso haveria uma altíssima procura e os preços subiriam. Além dos comerciantes serem muito esfomeados e não aceitariam dar tanto desconto. Mesmo com este dia de preços baixos, todos aqui compram todos presentes antes do Natal. E no Boxing Day é dia de avacalhar de vez com a conta bancária.

É uma questão cultural. Por que o preço dos combustíveis no Brasil não está baixando? A Nova Zelândia depende quase que completamente de óleo vindo do oriente médio. E por causa da recessão nos EUA o preço do barril vem despencando mundialmente, consequentemente abasteço toda semana gasolina aditivada pela bagatela de $1.38 o litro. Mas no Brasil ninguém baixa, e olha que produzimos a maior parte do petróleo que consumimos. Só coloquei este exemplo para mostrar qual é a diferença entre países desenvolvidos e sub-desenvolvidos. A diferença é que no Brasil todo mundo quer ficar rico sozinho, e não deseja o mesmo para seu próprio vizinho. Quer vê-lo ainda mais pobre.

Para finalizar vou parar de franzir a testa. Desejo um Feliz Natal à todos vocês leitores deste blog, muitos que acompanham fielmente desde o começo. Que a força esteja conosco!

Muito Obrigado!

5 comments:

Kelli said...

É, aqui na China é a mesma merda. Todo mundo querendo enriquecer custe o que custar. Eles só não roubam a mão armada porque AINDA tem medo!

Rodrigo Kammer said...

Aqui nos eua não tem boxing day, o preço começam a baixar já no dia 24... Feliz Natal, truta!

Marcos R. Cardoso said...

Aê, Dudu! Maneiro esse blog!

Um Feliz Natal e um Excelente 2009 para nóa, cara!

Kaue said...

Dálhe Amaral!

Esse papo de blog é coisa de binarda!
hahahaha

To zuando forte, massa o teu blog, segunda vez que eu visito e curto ler o que o mestre Amarillows conta sobre a loucura dessa babilonia aí.

Seguinte, visita o meu tbm... não é tão interessante antropológicamente mas pá...

http://digitalmediadesign2009.com/kauecosta/blog/

até o começo do ano que vem vou fazer uma versão em português então vou escrever mais... por enquanto é só sobre meu master em interaction design e em espanhol, mas na verdade rola um portunhol violento :)

valeu tusnelda!

Anonymous said...

Aqui no Brasil, não se tem descontos de 50%, mas é comum as lojas darem desconto nos primeiros dias de janeiro. Agora a gasolina realmente não tem jeito de baixar.Interessante observar também, o preço do carro usado, que apesar da recessão mundial, não tem jeito de baixar aqui em Blumenau.

Rodrigo