Sunday, 1 March 2009

Mais um ano sem Eddie...

Infelizmente a temporada 08/09 de surf no Hawaii foi mais uma sem o The Quiksilver in Memory of Eddie Aikau. Mais conhecida como The Eddie, esta é uma das competições mais clássicas do surf. É um campeonato único onde são surfadas ondas gigantescas em Waimea Bay, na ilha de Oahu, no Hawaii.

O campeonato não aconteceu este ano pois mais uma vez as ondas não atingiram o tamanho mínino para a realização do evento, que é de 20ft+ (equivalente a um prédio de 4 andares). O período de espera do campeonato este ano foi de 1/12/08 a 28/02/09, durante o inverno no Hawaii, período que recebe gigantes ondulações provindas de tempestades geradas no Pacífico Norte.



Somente 28 surfistas convidados tem a honra de participar do evento, surfistas estes que possuem muita experiência em ondas grandes e que também são ícones do esporte, como o multicampeão Kelly Slater, Sunny Garcia e Michael Ho. Temos um brasileiro que é convidado todo ano, Carlos Burle, nosso pernambucano big rider famoso por surfar ondas gigantgescas em vários lugares do mundo. Não é permitido o uso de jet-skis (tow-in), ou seja, é preciso remar utilizando-se unicamente da sua própria força para entrar na onda, o que torna o evento tão difícil e prestigiado mundialmente.

Acompanhei quase que diariamente durante todo este período, em blogs, podcasts e sites de surf, e o Eddie quase aconteceu duas vezes, quando as ondas estavam um pouco abaixo do tamanho mínimo.

Edward Ryon Aikau, havaiano e apaixonado pelo mar foi um dos pioneiros salva-vidas no Hawaii e big wave surfer nos anos 60 e 70. Em 1978 durante uma épica viagem de canoa no meio do Oceano Pacífico, refazendo uma rota histórica dos ancestrais polinésios, sumiu no mar durante uma tempestade. Seu corpo nunca foi encontrado e tornou-se uma lenda no Hawaii. E em 1985 este evento foi criado em homenagem a este ícone havaiano.



O evento aconteceu somente sete vezes desde a sua criação há 23 anos atrás. Ironicamente em 1998 as ondas estavam grandes demais durante uma forte tempestade, com condições absurdamente gigantescas que colocariam a vida dos atletas em risco! Não houve o Eddie naquele ano. E jamais alguém venceu o Eddie mais que uma vez. Eis abaixo a lista de todos os vencedores:

1985 - Denton Miyamura (Hawaii)
1986 - Clyde Aikau (Irmão caçula do Eddie, Hawaii)
1990 - Keone Downing (Hawaii)
1999 - Noah Johnson (Hawaii)
2000 - Ross Clarke-Jones (Australia)
2002 - Kelly Slater (Florida)
2004 – Bruce Irons (Hawaii)

Segue abaixo dois vídeos, um com as piores vacas e outro com as melhores ondas!





1 comment:

Anonymous said...

Uma vez eu vi no Esporte Espetacular uma reprtagem sobre estas ondas gigantes do Hawaii. Mas eu pensei que era disputado todo ano. Mas da forma que é, da um carater ainda mais exclusivo para os vencedores e até mesmo para quem só participa.

Na mesma reportagem, foi falado que um brasileiro caiu debaixo da onda e quebrou uma vertebra. Quer dizer, é arriscado pra caramba surfar aí.

E o tal Eddie, viajar de canoa no oceano, é pedir pra morrer...