Tuesday, 20 October 2009

Top 10 - Internacional

E aqui a segunda parte do post sobre os meus melhores discos. Aqui está a lista dos meus discos preferidos internacionais, em ordem cronológica:


The Who - My Generation (1965)

Foi aqui que tudo começou segundo o documentário da BBC Seven Ages of Rock. Até então rock and roll era bobinho, com acordezinhos e letrinhas de amor. Esses caras vieram e mostraram que o rock pode ser malvado e quebrar os instrumentos no final do show é legal!



The Beatles - Abbey Road (1969)

Esse foi um dos primeiros CD's que comprei, foi em 1995 se não me engano quando os Beatles lançaram Anthology, e a Globo passou o documentário inteiro. Até então eu só conhecia a parte iê-iê-iê deles e confesso que nunca fui muito fã. E depois de tocá-las frequentemente na minha fase de músico da noite em Blumenau, saturaram de vez. Já faz tempo que não tenho mais saco para ouvir músicas como A Hard Day's Night e I Wanna Hold Your Hand. Mas o Abbey Road sempre foi um preferido. A agora com o esse revival dos Beatles, aniversário do disco, video-game e o caralho a quatro, foi bom ouvir o disco novamente e confesso que soou melhor ainda!



Led Zeppelin - IV (1971)

Os primeiros quatro discos do Zep são muito bons, difícil de escolher o melhor. Mas decidi pelo IV por também ter sido o disco pelo qual fui apresentado à banda, e também marcou muito na época.



Pink Floyd - The Dark Side of the Moon (1973)

Embora possa soar clichê ou piegas, não tem como deixar este álbum de fora do meu ranking. Nas primeiras vezes que ouvi fiquei impressionado pela qualidade cristalina do som, coisa que não ouvia de outros discos gravados na mesma época. Sem falar das letras que são muito boas também.



Queen - A Night at the Opera (1975)

Queen é outra banda que não poderia ficar de fora. Este álbum é o meu favorito deles e minha faixa predileta é I'm in Love with my Car, cantada pelo baterista Roger Taylor.




Bob Marley & The Wailers - Kaya (1978)



Os melhores discos do Bob são aquelas coletâneas perdidas na cesta de liquidação das Lojas Americanas, onde todos os CD's estão por menos de 10 reais. Mas é difícil encontrá-lo no meio de tanto CD da Eliane, Tiririca, Trilha de Novelas, e outros artistas-de-uma-música-só. Mas como coletânea não vale aqui na minha lista, então coloquei Kaya, que é o meu disco preferido de estúdio da banda jamaicana.



Pixies - Doolittle (1989)

Esta banda é incrível. Foi com ela que eu aprendi que não precisa ser um músico virtuoso para fazer música boa. Uma das bandas mais criativas da história e que influenciou fortemente toda a cena alternativa e grunge dos anos 90.



Metallica - Metallica (The Black Album) (1991)

Este foi o álbum que me fez descobrir o Metallica, e na época estava aprendendo a tocar guitarra. Então imaginem como o guri ficou faceiro ao aprender os riffs de Enter Sandman e Wherever I May Roam!



Radiohead - Ok Computer (1997)

Este disco está na lista do meu amigo Kammer. E como ele disse, esse é o tipo do disco que temos que ouvir várias vezes para entender. Até hoje em dia quando ouço ainda estou aprendendo mais e mais sobre este álbum.



Foo Fighters - In Your Honor (2005)

Este é o único disco dos anos 00's das minhas duas listas. Dave Grohl e sua turma mostraram amadurecimento e lançaram esse discão de rock, com um bônus de músicas acústicas que são muito boas de tocar no violão.

Placar final: Inglaterra 6, USA 3, Jamaica 1!

E estes são meus 20 discos favoritos, dez nacionais e dez internacionais. Uma vez um certo tiozão chato me disse que eu não deveria ouvir música dos anos 70 pois eu nem era nascido. Vai tomar no cú tiozão. Que culpa eu tenho se as músicas da minha geração são um lixo? Não sou obrigado a engolir boybands, hip-hops e outros artistas de plástico. Por isso que minhas listas, nacionais e internacionais, possuem tanta música produzida antes que eu nasci.

A minha dica para aumentar a capacidade eclética é ignorar comentários e críticas a respeito de certa banda ou álbum. Ouça você mesmo e tire suas próprias conclusões. Baixe músicas de artistas que nunca ouviu falar, e ouça sem preconceitos. Deixe para formar sua opinião somente depois de ouvir as músicas com bastante atenção.


4 comments:

Wendel said...

massa. muito legal.
tem algumas coisas que concordo, outras nem tanto, mas foda-se.

e é dificil escolher as melhores mesmo. mas dá vontade.

que tal você fazer um top10 com filmes? nacionais e internacionais?

eduardo teixeira said...

boa idéia, vou fazer uma lista de filmes, mas somente filmes estrangeiros, ou pelo menos filmes nao feitos em hollywood.

Rodrigo Kammer said...

Muito bom, truta! Já tinha visto o post antes, mas fiquei com preguiça de comentar. Estou aguardando o post dos dez filmes. Eu não faço uma lista de filmes por que assisto muitos Chick Flicks e ia ficar feio pra mim.

Anonymous said...

Essa lista ficou muito boa. A maioria dos discos eu não conheço, mas conheço varias músicas destas bandas e só sonzeria!

Aguardando os filmes agora

Falou
Rodrigo