Thursday, 23 October 2008

Labour Day

Segunda Feira, 27 de Outubro, é Labour Day na Nova Zelândia. Ao contrário da maioria dos países que celebram no dia primeiro de Maio, aqui a data é outra pois também foi o dia em que foi normalizada a jornada diária de trabalho para 8 horas, em 1840, nos primórdios da colonização. Labour significa trabalho, no sentido de mão-de-obra, trabalhador operário, que põe a mão na massa. Por isso que o partido dos trabalhadores se chama Labour Party e não Workers Party.

Labour também é uma palavra utilizada erroneamente por brasileiros na Nova Zelândia, talvez em outros países também. Labour virou conceito de trabalhar na construção civil, pois tem uma companhia que contrata mão de obra, chamada 0800Labour, e a maioria dos jobs são em obras. E labour virou o nome da profissão. Ex: "Eu trabalho de labour num prédio lá na High St, divido o apartamento com mais 5, e todas as quartas vou no Mexican Café ouvir a mesma banda brasileira tocar as mesmas músicas brasileiras".

O Labour Day é sempre comemorado na quarta segunda-feira de Outubro, o que garante um feriadão todo ano. Também é popular por aqui dizer que é o fim de semana para plantar tomate no jardim de casa, em outras palavras é hora de preparar o jardim com verduras, legumes e hortaliças para garantir vegetais frescos e saudáveis nos meses do verão!

Outros feriados como o Aniversário da Rainha, e feriados regionais também são em datas móveis, para sempre garantir dias de folga, ao contrário do Brasil, que muitos anos são malhados, com vários feriados caindo nos fins de semana. Isso é um verdadeiro desperdício, não acham? Desperdício é eu estar aqui na frente do computador enquanto lá fora está um dia de sol lindo. Fui nessa!!!

No comments: