Tuesday, 28 April 2009

Feijoa


Feijoa (pronúncia: fíi-djou) é uma fruta que conheci aqui na Nova Zelândia logo quando cheguei, e agora em Abril, junto com kiwifruit, é a época da fruta. Ela é muito popular sendo que muitos possuem feijoeiras nos jardins de suas casas. E logo imaginei que fosse uma espécie nativa daqui. Com o tempo ouvia pessoas dizerem que esta planta é originária da América do Sul, falavam que era do Chile. E uns ainda diziam que era do Brasil. Eu, na qualidade de moleque que sempre andava no mato, já me arreparei pulando cercas de vizinhos e pastos catando goiaba, araçá, gabiroba, ameixa, tangerina, joão-bolão, pêra, etc. Mas nunca havia visto esta fruta.

E graças ao wikipedia eu descobri que Feijoa é realmente originária do Brasil!!! Seu nome binomial é Feijoa sellowiana e seu nome foi dado em homenagem ao naturalista João da Silva Feijó. No Brasil é conhecida popularmente como goiaba serrana ou goiaba ananás e é encontrada nos planaltos do sul do nosso país, Uruguai e norte da Argentina.

Então foi por isso que nunca encontrei esta fruta no Brasil, apesar de eu morar em Santa Catarina. Não sabia nada. Então gostaria que você leitor, que conhece esta espécie, por favor comente aqui o que você tem a dizer sobre esta fruta.

E depois desta descoberta comecei a perceber que a feijoa realmente parece com a goiaba, principalmente a textura da casca e onde a fruta conecta-se com a árvore, aquilo ali é igualzinho à goiaba. Seu gosto entretanto é bem diferente, aromático, azedo e doce ao mesmo tempo. E o mais legal é que aqui na Nova Zelândia eles fabricam vodka de feijoa! Aliás, vodka normal com sabor feijoa. A marca é 42 Below e eles produzem vodkas com outros sabores inusitados como mel, maracujá e kiwifruit. Segundo eles, feijoa tem um gosto que é uma mistura de goiaba com abacaxi, o que eu discordo. Para mim feijoa tem gosto de feijoa. E vale a pena dar uma olhada no website deles, bem legal.

E sim, já experimentei a bebida e é muito boa.


3 comments:

Rodrigo said...

Eu lembro de ter visto Feijoa na NZ, ou de alguém ter comentado, mas nunca experimentei. Aqui nos eua a fruta que mais me chama atenção são os limões amarelos que parecem os de desenhos animados. Aqui em casa tem uma árvore deles e agora que é verão sempre rola umas limonadas...

Abraços

carol said...

sabe o que a gente almoçou hoje aqui em casa....

feijoa.....da!!!!!

hehehehehe....

eu comi uma feijoa dessas ai na casa de vcs no dia que a gente chegou ai em hastings e não curti mto não...

bjs

Anonymous said...

Que interessante isso, também nunca vi essa feijoa por aqui.So mais uma feijoada, como diz a tua irmã. Essa vofka me fez lembrar aquele que tinha por aqui uns anos atrás: Speckvolck. Acho que é assim que se escreve

Valeu
Rodrigo