Saturday, 5 December 2009

Sopa de Cogumelos


Ha! Este título do post certamente vai atrair muita malucada para este blog. Malucada do Costão do Zarling, do Vale da Utopia, e de todos os outros lugares onde o zebu deixa seu rastro e o Ventania canta suas músicas.

Morando aqui na Nova Zelândia descobri o quanto é bom saborear cogumelos frescos. No Brasil somente havia provado os já bem conhecidos champignons em conserva, e hoje em dia outros tipos estão sendo introduzidos no menu de restaurantes brasileiros. E posso dizer que o sabor deles frescos é alucinóg.. er.. digo, alucinante. Eu sabia que pelo mundo afora comia-se cogumelos mas não sabia que eram tão popular. Tanto na cozinha asiática ou na cozinha Européia existem várias receitas deliciosas.
Na ásia normalmente se utiliza o cogumelo do tipo Shiitake (Lentinula edodes), que já estou sabendo que está sendo comercializado no Brasil. Este tipo de cogumelo também é possível encontrar em conserva e é utilizado em sushis e stir-fries asiáticos em geral.

Já na Europa o tipo mais comum é o Agaricus bisporus que possui diversas variedades sendo as mais comuns o White Mushroom (Cogumelo de Paris) e Gourmet Brown (Portobello). E estas variedades estão disponíveis no Brasil também.

Nos supermecados daqui eles vem ainda estão sujos com terra. A aparência às vezes não é tão boa, o segredo é tentar comprar o mais fresco e limpo possível.

Uma boa maneira se provar cogumelos frescos pela primeira vez é simplesmente grelhá-los numa frigideira com um pouquinho de óleo, nem prescisa sal. Pique e grelhe por uns 3 ou 4 minutos em fogo alto, mexendo constantemente.

E aqui vai uma receita espacial.. er.. digo, especial de uma sopa de cogumelos. Na verdade eu copiei de uma revista mas mudei um pouco os ingredientes e as proporções, e agora é a minha receita. Perfeita para servir de entrada numa janta onde o prato principal é uma carne assada de forno, como uma costela ou cordeiro. E para acompanhar um bom vinho tinto como um bom e forte Malbec argentino, ou Shiraz australiano. E vamos comer cogumelos malucada!

Amaral's Creamy Mushroom Soup:

Ingredientes:

- 50g manteiga ou margarina
- 250g cogumelos frescos picados (recomendo o tipo Portobello)

- 1 batata grande descascada e picada em cubos pequenos

- 1 cebola média picada
- 5 dentes de alho picados

- 100ml leite
- 1 cubo caldo de frango dissolvido em 200ml de água quente

- sal

- pimenta caiena (ou pimenta do reino)

- noz moscada


Derreta a manteiga numa panela e adicione a cebola, alho e batata. Refoge em fogo baixo por 5 minutos. Adicione os cogumelos e refogue por mais 5 minutos. Adicione a água com caldo de frango e uma pitada de noz moscada.
Mexa e cozinhe por mais 15 minutos em fogo baixo. Adicione sal e pimenta (se você nunca usou caiena tome cuidado pois ela é nervosa!) , mexa e leve a sopa para o liquidificador ou processador, e bata até ficar com a consistência de papinha. Derrame novamente na panela e adicione o leite e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos.
Cheque o sal e pimenta, provavelmente será preciso adicionar mais um pouco de sal. Sirva numa cumbuca e decore com tempero verde ou tomilho. B
on appétit!


1 comment:

Anonymous said...

To fora do cogumelo, prefiro ir direto p/ carne assada do cordeiro heheh

Valeu
Rodrigo