Sunday, 20 May 2012

Risoto de Frango com Cogumelo e Pinhão

Esse ficou bom, sem querer me gabar. Junto com o Pollo com Avocado eu já me garanto por dois rounds em programas do tipo Top Chef, Hell's Kitchen! A execução é facil, só necessita um pouco de tempo principalmente pelo pinhão (uma panela de pressão ajuda nessa hora).

Risoto de Frango com Cogumelo e Pinhão

Ingredientes (para 4 porções):

- 300g de pinhão
- 250g de peito de frango
- 150g de cogumelos frescos tipo Paris (Champignon) ou Portobello cortados em fatias finas
- 2 chícaras de arroz tipo arbóreo
- 1 cebola média picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres de manteiga
- Óleo
- 2 ramos de alecrim fresco de 10cm
- 1 punhado de ramos de tomilho fresco
- 2 cubos de caldo de frango
- 350ml de vinho branco seco
- água
- sal e pimenta à gosto

Preparo:

Coloque o pinhão para cozinhar coberto com água. O tempo de cozimento vai variar conforme o tamanho do fogo, se utilizar panela de pressão, etc. Fiz em panela comum e levou 1hr e 30min. Adicione um punhado de sal nos ultimos 10 minutos. Após cozido, retire da casca, corte cada pinhão em 2 ou 3 partes, e reserve. Sugiro que prove um pedacinho de cada pinhão, para não correr o risco de utilizar um que esteja com gosto ruim.

Enquanto isso cozinhe o peito de frango inteiro em outra panela, coberto de água. Adicione 1 ramo de alecrim, metade dos ramos de tomilho e 1 cubo de caldo de frango. Cozinhe fervendo por 30 minutos. Desfie o frango com um garfo e reserve. A água que sobrou pode ser utilizada para adiconar no cozimento do arroz . Neste caso coe o excesso de gordura e reserve o líquido.

Numa panela grande ou frigideira funda aqueça 1 colher de manteiga com um pouco de óleo e adicone os cogumelos. Reserve a água que eles soltarão, ela dá todo o gosto. Deixe os cogumelos grelhar com a panela sempre sem liquido até que fiquem dourados. Reserve os cogumelos junto com líquido.

Na mesma panela aqueça o resto da manteiga mais um pouco de óleo. Adicione a cebola, o alho e o pinhão. Doure por 2 minutos e adicione na sequencia o vinho e o frango. Mexa e deixe evaporar o vinho por 2 minutos.

Adicione o arroz, o segundo cubo de caldo de frango e cubra com água (ou utilize a água que sobrou da fervura do frango, se faltar complete com água normal). Mexa constantemente e reponha a água nunca deixando secar e grudar no fundo da panela. Cozinhe por 10 a 12 minutos até que o arroz esteja no ponto. No final adicione os cogumelos com o liquido, acerte o sal, e um pouco de pimenta não faz mal a ninguém.

Voilá! Sirva numa prato decorado com o resto dos ramos de tomilho.







2 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...
This comment has been removed by the author.