Monday, 6 October 2008

Snowboard

Turoa Ski Field, Mt RuapehuFinalmente fui fazer snowboard. Por um motivo ou outro nunca rolou fazer, já havia visitado uma estação mas nunca havia feito nestes 3 anos em que estou aqui. Semana passada finalmente os planetas se alinharam e nós fomos para a estação de ski com um outro casal brasileiro amigos nossos. Talvez toda esta demora não seja à toa, pois este ano todas as estações da Nova Zelândia atingiram níveis recordes de neve, devido à um inverno com muitas chuvas em todo o país, que caem sob forma de neve nas montanhas. Turoa Ski Field que normalmente opera com 1.5m de neve chegou a registrar 5 metros de base, e para comemorar assaram uma salsicha de 5m no barbeque.

área de iniciantesA estação fica à umas 4hr daqui, bem no centro da ilha norte, no lado sul do Mount Ruapehu, um vulcão de 2797m em estado ativo, e é também a maior montanha da ilha norte. Fica situado no Tongariro National Park, reconhecido pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade. Outros dois vulcões fazem parte deste parque, o Ngauruhoe (2291m) e Tongariro (1978m).

No sábado foi o primeiro dia e estava choviscando e ventando frio, mas isso não atrapalhou a brincadeira da gurizada. Fomos na begginers area, e a primeira coisa que descobri é que a neve pode ser tão dura quanto um piso de concreto. Já na primeira queda bati com o "ossinho da bunda" e doeu muito! Demorou um pouco para pegar a manha da parada, mas logo depois já estava controlando bem a pranchinha e até arriscando um saltos numa rampinha. Realmente a sensação é como a de estar surfando, só que mais veloz e a prancha tem uma resposta mais solta e rápida do que no mar. Fiquei até o fim do dia, quando já haviam desligado os lifts e quase todos já tinham ido embora.

todas as idades!O Domingo amanheceu lindo, com céu azul e sem vento, e mesmo com os corpos doídos do dia anterior fomos cedo montanha à cima. Pegamos o chairlift e subimos para ter uma visão panorâmica da montanha e da estação. E foi mais um dia de muita diversão, apesar de ter machucado meu joelho. Na real é muito fácil se machucar, mas não dá nada! Muita gente caía feio e se levanta logo em seguida. E a molecada fazia a festa. Tinha muitas crianças, umas de somente 5 anos e mandando ver!

Só tenho a dizer que foi uma experiência única recomendo à todos que experimente pelo menos uma vez na vida. Eu não vejo a hora de voltar. Era um dos must-do's da Nova Zelândia que ainda não havia feito. Durante o verão é possível realizar o Tongariro Crossing, bem perto dali, no mesmo parque. É uma caminhada de 8hrs (18km) que sobe o Mt Tongariro e passa por várias crateras. Se tudo der certo em Novembro estarei fazendo, também mais um must-do.
congestionamento na pista!

2 comments:

Anonymous said...

Massa, truta! Eu fiz snow na Coronet Peak em Queenstown. Mas eu só fui na área da montanha que não precissava pagar pra entrar, pré-beginner. Mesmo assim foi uma tarde com um show de quedas...

Wendel said...

Tá faltando uma foto contigo enterrado de cabeça na neve só com as pernas pra fora hahahaha