Thursday, 15 January 2009

A Democracia Chinesa do Ímã da Morte

Em 2008 duas bandas muito famosas mas que compartilham há mais de 10 anos uma questionável fase da carreira, lançaram novos álbums. Guns n' Roses lançou Chinese Democracy, seu primeiro álbum desde 1993, e o Metallica veio com Death Magnetic depois de 5 anos sem lançar um novo álbum. Eu que já havia perdido a fé nas duas bandas pensei que poderia dar mais uma chance e ouvir o que eles tem a mostrar, afinal os dois discos estão vendendo muito, pelo menos aqui na NZ.

Guns n' Roses sinceramente... já era. Um cara só não faz a banda. Pelo menos o Metallica ainda é basicamente a mesma banda, só trocou o baixista no decorrer dos anos, e não implica muito pois para mim o trio Hetfield/Ulrich/Hammett é o que determina a banda. Chinese Democracy não é nem ao menos hard rock, tá tudo estranho demais, a batida, as melodias. Tem até batida eletrônica de hip-hop, horrível.

Quando o Metallica lançou St. Anger em 2003 um amigo meu veio mostrar o cd dizendo "Olha aqui Amaral, os caras voltaram a ser o que eles eram!!!". Quando começei a ouvir aquele som da bateria, que parece que ele tá batendo numa latinha de Nescau, já desanimei. Não cara, não voltaram não. Bandas não voltam. A única banda que faz o mesmo som é o AC/DC, e acaba sendo chato de ouvir. Bandas sofrem evoluções e algumas conseguem continuar a agradar os fãs, outras não.

Mas Death Magnetic, quer saber? Eu gostei bastante. Nem se eles quisessem eles lançariam outro Master of Puppets, mas mesmo assim eu achei que eles retomaram um pouco da pegada deles. Deixaram um pouco de lado melodias com acordes e o som ficou preto e branco, e o disco tem aquela palhetada afiada dos riffs e ritmos mais acelerados que identificaram a banda nos anos 80. O disco também tem uma influência de hardcore, e somente uma ou duas músicas soam como se fossem dos álbums Load e Reload.

Se este disco tivesse sido lançado imediatamente após o Metallica (Black Album, 1991) imagino que a a decepção dos fãs das antigas teria sido muito menor. Esse disco vale a pena ouvir, o do Guns n' Roses não perca seu precioso tempo!







2 comments:

Wendel said...

Guns pra mim nunca foi uma banda boa. Nunca gostei. Na minha opinião até o Misanthropic Nemesis Uppon the Bloody Altar of Ragnarock (lembra dessa amaral?!?) faz mais bonito.

Quanto ao novo do Metallica, realmente ficou bom. O problema como fãs da banda dos anos 80 (como eu), sempre espera um novo Master of Puppets, e todo mundo sabe que isso não vai acontecer. Embora o Death Magnetic não seja espetacularmente bom, pelo menos voltou a soar o Metallica dos bons tempos. Mas sobre a batera do St.Anger, o Rob Zombie falou que o Lars não tava mais tocando bateria, mas um monte de panela de ferro huahuahua.

Tu falou do AC/DC, que sempre fizeram o mesmo som e que isso se tornou chato. Mas no final das contas é isso que praticamente todo mundo queria que o Metallica fizesse. Que a banda continuasse a fazer o mesmo som dos anos 80. Por isso que eu acabo gostando do AC/DC, uma banda sincera, que vai no feijão com arroz, e tem gente que reclama que eles nunca mudam, quando a história diz que depois que a banda tenta mudar seu som, acaba fracassando miseravelmente. Ta aí Metallica, Iron Maiden, OffSpring, Bad Religion...etc, pra provar.

Falando em OffSpring. Ouvisse o novo disco deles? Horrivel...um aborto completo. Saudades dos bons tempos do Smash e do Ixnay on the Hombre.

2008 foi um ano cheio de lançamentos de álbuns de bandas grandes. Então vou dar meus votos pras bandas que eu ouvi:
AC/DC - Black Ice: Bom
Metallica - Death Magnetic: Bom
Guns - Chinese Democracy: horrível (não consegui ouvir por obrigação nem metade do disco)
OffSpring - Rise and Fall, Rage and Grace: horrível
Slipknot - All Hope is Gone: Bom

Anonymous said...

Cara, tu sabe que não entendo nada de musica, mas pode crer, um cara só não faz a banda, mesmo! Axel sozinho não tá com nada. Este disco da democracia chinesa demorou tanto pra sair e quando sai é essa coisa meia boca. O Slash faz falta, assim como o Duff McKagan e o Matt Sorum que era melhor que aquele primeiro baterista. O Velvet Revolver até que é legalzinho mas não é aquilo tudo, falta vocal, falta um Axel. O Guns era essa galera toda, cada um tinha a sua participação no sucesso. Para o Guns voltar a ser bom teria que reunir os integrantes originais, mas parece ser impossivel isso agora.

Não tava ligado nesse novo disco do Metalica, mas essa musica que tu colocou é legal pra caralho.

É issoaí

Rodrigo