Saturday, 31 July 2010

Ukulele ou Ukelele?

Ukulele (pronuncia-se you-ke-LE-le) é um instrumento de 4 cordas semelhante ao cavaquinho, que foi inventado no século 19 e introduzido no Hawaii pelos imigrantes portugueses. Ukulele com 'u' é o nome original do instrumento, na língua havaiana. Ukelele (com 'e') também é muito utilizado, principalmente na Europa. E também pode ser chamado simplesmente de 'uke'.

Na verdade ele foi inspirado no cavaquinho, que é também de origem portuguesa. A principal diferença entre os dois é que no ukulele utilizam-se cordas de nylon e no cavaquinho de aço, além da afinação ser diferente também. Outra característica do uke é a quarta corda que é mais fina do que a terceira e a segunda, sendo assim o 'baixo' é uma nota aguda e assim faz com que ele tenha um som muito característico.

A afinação padrão é G-C-E-A (sendo a quarta corda apenas um tom abaixo da primeira), formando assim o acorde C6 quando tocam-se as cordas soltas:
E há também outras variações de afinações e também tal do ukulele barítono, que é um pouco maior, e a quarta corda é a mais grave de todas, como na maioria dos intrumentos. Bom já falei demais, agora vou aproveitar para mostrar meu talento com o uke!





6 comments:

Dirceu said...

hahahaha massa!!!!! quero ver agora é vc toca a musica do microondas!!!!!

Wendel said...

ahhhh a Metallica cover detonou....treina ai e posta YYZ no Ukelele hehehehehe

carol said...

comprou um cavaquinho pra fazer uma banda de pagode por ai?
kkkkkk.....

2 said...

@carol olha o deboxe :)

victor zancanaro said...

Olha só, o strateiro virou um ukelelezeiro!!Congrats!!! Abraço

Daniela Dias Ortega said...

Ahh você arrasa!