Wednesday, 5 January 2011

Subindo o Vulcão

O Mt Ngauruhoe fica no Tongariro National Park, no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia. Dos três vulcões deste parque, ele é o mais bonito, daqueles que é um cone perfeito, e é o segundo mais alto, com 2291m. A subida foi foda pra caralho, e perigosa também. Mas fomos devagar e com muita calma e atenção, e deu tudo certo. Foi muito bom voltar à este lugar, depois de quase 2 anos desde que fizemos o crossing (veja o link no final do post).

Essa trip já estava planejada faz um tempo, só estávamos esperando entrar em férias e ter a sorte de ter tempo bom. Neste ano que passou começei a encarar umas montanhas menores aqui na região, e serviram como treinamento para esta aventura.

São quase 1200m de diferença de altitude do estacionamento (aprox. 1100m) até o cume, 2291m. Primeiro caminha-se pela trilha principal do Tongariro Alpine Crossing por 2 horas e meia, que é bem formada e mantida, até chegar na South Crater. E lá é que a subida realmente começa. A partir dali não há trilha, cada um escolhe o caminho que quiser, mas é possível ver as rotas mais utilizadas seguindo as pegadas de outras pessoas. O cone possui um gradiente de mais ou menos 45 graus, ótimo para a panturrilha. Subir em linha reta nem pensar, somente em diagonal fazendo zig-zag.

Depois de muito tempo e muitas paradas para fotos e tomar água, finalmente chegamos ao topo. E lá em cima a vista é linda e muito ampla. E a cratera é vermelha, muito funda e gigantesca. Almoçei um croissant e um beef jerky, que parece comida de astronauta e é muito útil neste tipo de aventura. Em seguida fizemos uma caminhada ao redor da cratera e começamos a descida, que também foi muito perigosa e escorregadia.

Foram 9 horas de caminhada ao total, quando chegamos no carro já estava escurecendo. Muito recomendado, mas tem que aguentar o tranco! Com certeza venci meus limites e aumentei minha experiência nas montanhas. Everest me aguarde!

"Não conquistamos a montanha, conquistamos a nós mesmos" (comprei uma camisa que está escrito isso)

Clique aqui para ver o álbum.

Veja também: Um Passeio na Lua (postado em 12/02/2009)

1 comment:

Anonymous said...

Porra fazia tempo que não passava por aqui...

Legal p caralho essa montanha. Altos pedregulhos pelo caminho.

Valeu
Rodrigo